Riscos do Mercado de Ações

Dentro do mercado de ações, existem alguns tipos de riscos que podem fazer os ativos variarem para um movimento altista e outros que podem variar para um movimento baixista. E não existiria melhor momento para explicarmos como esses riscos podem refletir no mercado como nesta semana, especialmente com o julgamento do ex-presidente Lula no TRF-4 de Curitiba.

O primeiro risco a ser comentado é o risco sistemático ou conjuntural. O risco conjuntural é o risco proveniente da conjuntura política econômica do mundo, como exemplo podemos citar guerras, greves, recessões, etc. É um risco que nós investidores não conseguimos controle porque está além de nossa capacidade técnica.

Outro risco que existe é o risco mercado, que tem como principal fundamento a variação cambial, viés de juros, hedge e derivativos. Como exemplo, trago a reflexão de um aumento de taxa de juros nos próximos anos, com isso o mercado precificaria negativamente.

E o último risco é o da empresa ou não-sistemático. Esse risco é proveniente de fatos intrínsecos da empresa como: resultados negativos, acordos que podem impactar em seus resultados, fusões, aquisições, entre outros. Logo, são todos fatos que impactam somente os resultados da empresa e não o resultado do mercado de ações como um todo.

No módulo aprenda a investir na bolsa de valores, além de explicar de forma aprofundada o mercado de ações, ensinamos todo o conceito de riscos do mercado de ações e o investidor consegue tirar todas suas na presença de um profissional de mercado.

Victor Peixoto/Roberto Ferreira – R&F Partners Investment Solutions

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *