Mercado de Ações x Efeito Manada

 

Algum de vocês já ouviu falar sobre o efeito manada no mercado de ações? Se alguém não ouviu irei explicar. O efeito manada no mercado de ações é o comportamento que a massa tem em relação a determinado fato ou acontecimento, no qual todos vão para uma mesma direção e nem sequer sabem o porquê de estarem indo para lá.

E isso é bom ou ruim? Depende, no mercado de ações por exemplo se você seguir o que a maioria dos investidores estão fazendo a sua carteira de investimentos nunca irá crescer, pois enquanto todos estão vendendo uma ação ou um ativo você também estará vendendo ou quando todos estiverem comprando você estará indo na mesma direção que eles. E no mercado de ações para se obter lucros é necessário fazer o oposto que é comprar quando estão vendendo e vender quando estão comprando.

Creio que você deve estar pensando, isso é básico e qualquer um sabe disso, mas o que você não sabe é como fazer isso. Bom, passarei um pouco da minha experiência de análise de investimentos para clarear sua mente, você consegue identificar e não entrar no efeito manada quando possui estudos no mercado de ações ou em qualquer outro tipo de negócio que queira investir, no meu caso aprendi a identificar esses movimentos no mercado de ações com base na análise técnica e na análise fundamentalista, ou seja, eu não compro uma ação só porque ela está subindo e sim porque possuo um estudo fundamentado e tenho convicção da análise que fiz.

Então, a todos que querem deixar de ser a maioria, estudem! Sejam investidores conscientes, aprendam a investir na bolsa antes de esperar que ela sirva de meio de sustento monetário para você e sua família, não espere que com dois meses, três meses operando você terá lucros absurdos, o trabalho de ganhar dinheiro na bolsa é pensando no longo prazo e nunca somente no curto prazo.

 

Roberto Ferreira/Victor Peixoto – R&F Partners Investment Solutions

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *