Investindo em Renda Fixa: Pré-Fixados, Pós-Fixados e Híbridos

Pré-Fixados

São aqueles no qual o emissor do título estipula uma taxa pré-determinada de remuneração, ou seja, o investidor já sabe quanto que irá receber ao final de cada período. Por exemplo: CDB BARINSUL 12% Pré. Neste caso, o investidor receberá 12% de rentabilidade ao ano para emprestar seus recursos ao Banco do Rio Grande do Sul.

Os pré-fixados são interessantes no momento em que a taxa de juros está elevada e possui um viés de queda, pois taxa de juros elevada tem como uma de suas finalidades combater a inflação em países sub-desenvolvidos. Portanto, quando a taxa de juros está alta é para diminuir a inflação e quando está baixa é para combater a deflação.

Pós-Fixados

São aqueles no qual o rendimento do investidor só será conhecido ao final de cada período, pois eles são pós-fixados por algum benchmark. (CDI, SELIC)

Os pós-fixados são interessantes para se investir quando a taxa de juros da economia ou o benchmark de referencia está em tendência de alta, pois quanto mais o COPOM ou outro órgão aumentar a taxa de juros ou do benchmark de referência, maior será o retorno para o investidor. Exemplo: CDB Banco Pine 112% CDI.

Indexados à inflação (Híbridos)

São os títulos que são uma mescla de pós-fixados com pré-fixados, ou seja, você recebe uma taxa pré-determinada mais a remuneração de algum indicador de referência. Normalmente recebe-se IPCA+7% por exemplo ou IPCA+5%.

Esse tipo de investimento tem como objetivo proteger o poder de compra do investidor em longo prazo e que ele receba uma remuneração a mais sobre o capital.

No curso de Finanças Pessoais, abordamos todo este conteúdo de forma detalhada utilizando exemplos na prática. São ensinados outros conceitos importantes para quem está iniciando no mercado de renda fixa e renda variável e deseja realizar um planejamento de suas finanças pessoais conhecendo os produtos que o mercado oferece.

Victor Peixoto/Roberto Ferreira – R&F Partners Investment Solutions

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *