Introdução à Análise Técnica

Ao estudo de padrões comportamentais, ou seja, a repetição de padrões plotados no gráfico ao longo do tempo dá se o nome de Análise Técnica. No entanto não é tão simples assim.

 Existe uma pequena distinção entre análise gráfica e análise técnica. Ao “chart” ou chartismo (expressão proveniente do inglês) denominamos como o estudo dos candlesticks, ou candles, e suas respectivas figuras de implicação altista ou baixista. Também é importante nos atentarmos que gerenciamento de risco, como Linha de Tendência de Alta (LTA), Linha de Tendência de Baixa (LTB), Suporte e Resistência também complementam a análise gráfica, ou
chartismo.

Quando tratamos apenas de análise técnica, estamos falando do estudo de indicadores e osciladores, sendo que estas ferramentas quando utilizadas em conjunto com a análise gráfica, tem o poder de aumentar substancialmente o índice de acerto nas operações day trade e swing trade. No entanto não é errado dizer Análise Técnica para junção do estudo de indicadores e osciladores, com os padrões de candlesticks.

Roberto Ferreira/Victor Peixoto – R&F Partners Investment Solutions

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *