De 3 x 0 já pode pedir música no Fantástico

Em julgamento de mais de 9 horas, os desembargadores da 8º turma do TRF-4 Tribunal Regional da 4º Região) decidiram por unanimidade manter a condenação do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no âmbito da Operação Lava Jato.

A decisão ocorre pouco mais de oito meses antes do primeiro turno das eleições, em um momento em que viabilizar juridicamente sua candidatura a mais quatro anos no comando do país.

Agora, Lula corre mais riscos de acabar enquadrado pela Lei da Ficha Limpa e impedido de participar do pleito. Com a atual decisão da turma do tribunal Lula terá que cumprir pena de 12 anos e 1 mês de prisão. Devido a unanimidade dos desembargadores no mérito e na dosimetria da pena, só cabem embargos de declaração à defesa.

O mercado já precificava a provável goleada, e com o terceiro desembargador dando indicações de que acompanhará os demais, os investidores se animaram e aumentaram as compras de ações, fazendo o Índice Bovespa renovar sua máxima história 83.000 pontos, em alta de 3%. A expectativa é de que, se for condenado em segunda instância por unanimidade, por 3 votos a zero, ele terá dificuldades para recorrer e não conseguirá concorrer à Presidência e temos à partir de agora céu de brigadeiro para nossa carteira também renovar suas máximas.

Importante observar que à partir desta quarta-feira (24/01) temos brutal redução do risco de longo prazo associado a Brasil. Se Lula não estiver na cédula neste ano, é muito improvável a eleição de um candidato não reformista. Ou seja, ainda que possa parecer distante, a decisão de hoje tem uma representação muito além da questão estrita. De maneira mais objetiva, ela pode significar, antecipando aqui os desdobramentos futuros, o endereçamento de nosso problema fiscal, que é hoje o único fundamento econômico brasileiro fora do lugar.

Todos alardeiam o recorde nominal do Ibovespa agora, mas fato é que precisaríamos subir cerca de 80 por cento para voltar à máxima em dólares, marcada em 2008.

Ou seja, Ibovespa tem muito a entregar até empatar o jogo apenas.

Roberto Ferreira/Victor Peixoto – R&F Partners Investment Solutions

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *