Consultoria de Investimentos

Papo de Mercado: Cupom ou COPOM?.

 


Cockpit do Copom

  • O Copom volta a se reunir nos dias 15 e 16 de junho. Estimamos que as projeções de inflação do comitê no cenário base (que inclui taxa de câmbio seguindo a paridade do poder de compra e taxa de juros de acordo com a pesquisa Focus) devem passar de 5,1% para 5,5% em 2021 e de 3,4% para 3,6% em 2022.

    • Esperamos que o comitê eleve a taxa Selic em 0,75 p.p. Esta decisão foi sinalizada pelo Copom e é amplamente esperada pelos participantes de mercado, mas será particularmente importante acompanhar possíveis sinalizações da autoridade monetária sobre seus próximos passos, em especial para a sua próxima reunião, em agosto.

  • Acreditamos que o Copom deva abandonar a menção, presente nos documentos recentes, a uma normalização “parcial” do grau de estímulo monetário, dado o contexto de inflação ainda bastante pressionada e significativa retomada da economia, que reduz o hiato do produto e resulta em menos pressão desinflacionária à frente. No entanto, a discussão terá como novo elemento o movimento recente de apreciação da moeda, que reduz, tudo o mais constante, a pressão por aumentos adicionais da taxa de juros.

    • Levando todos estes fatores em consideração, esperamos que a autoridade monetária sinalize um aperto adicional de 0,75 p.p. em agosto. Tal sinalização deverá, a propósito, contribuir para consolidar a tendência recente de fortalecimento do real, que se apresenta como o principal mecanismo de desinflação disponível no curto prazo.

IPCA sobe 0,83% em maio e atinge 8,06% em 12 meses

  • O IPCA de maio registrou alta de 0,83%, acima da nossa projeção e da mediana das expectativas de mercado (ambas em 0,71%). Com relação ao nosso valor projetado, destacamos inflação acima do estimado em gasolina, etanol, transporte por aplicativo e alimentação fora do domicílio.

    • As medidas de núcleo de inflação seguem acelerando no acumulado em 12 meses. Vale notar o comportamento de industriais subjacente, com variação de 0,78% no mês e acelerando de 4,7% para 5,7% em 12 meses. O núcleo de serviços subjacente variou 0,32% no mês e acelerou de 3,1% para 3,5% em 12 meses. A média dos núcleos acompanhados pelo BC (EX-0, EX-3, MS, DP e P55) variou 0,57% no mês e subiu de 3,9% para 4,6% em 12 meses.

  • Nossa projeção preliminar para o IPCA de junho está em 0,55%. Esperamos alta de 0,36% em julho e 0,22% em agosto. As próximas leituras de inflação devem seguir pressionadas em preços administrados. Esperamos manutenção da bandeira tarifária vermelha 2 em julho e agosto.

O retorno bruto da carteira R&F Partners acumulou 13,76% (somado as operações do Trade Cash + proventos sobre dividendos) no acumulado de 2021 (fechamento 16/06/2021), comparado ao retorno de 9,45% para o Ibovespa no mesmo período. Isso equivale a dizer que a carteira R&F Partners, concentrada em poucas ações, apresentou retorno 4,31% superior ao seu principal índice de referência.

Trade Cash todas as semanas com recomendações de operações day trade, swing trade, futuros e derivativos!

ATENÇÃO ÀS RECOMENDAÇÕES DE CURTO PRAZO DO TRADE CASH!

Estamos à disposição pelos nossos canais de atendimento.

contato@rfpartners.com.br 

www.rfpartners.com.br

3253 2997 (Telefone) – 9 6098-7550 (Celular/Whatsapp)

R&F Partners Investment Solutions

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *