Consultoria de Investimentos

Papo de Mercado: O Início de Um Ciclo.

O início do ciclo de alta da taxa Selic

  • O Copom volta a se reunir nos dias 16 e 17 de março. Acreditamos que as projeções de inflação do comitê no cenário base (que inclui taxa de câmbio seguindo a paridade do poder de compra e taxa de juros de acordo com a pesquisa Focus) devem subir de 3,6% para 4,3% em 2021, e de 3,4% para 3,5% em 2022.

    • Em comunicações recentes, a autoridade monetária tem alertado que a trajetória fiscal cria uma assimetria altista no balanço de riscos para a inflação. O cenário global também tem se mostrado potencialmente mais desafiador à medida que os mercados se ajustam à perspectiva de recuperação cíclica forte e possibilidade de retirada antecipada de estímulos por parte do banco central americano.

    • Acreditamos que o Copom elevará a taxa Selic em 0,50 p.p., para 2,50% a.a., em sua próxima reunião de política monetária. Tal ritmo de alta se justifica diante do aumento recente das incertezas globais e fiscais, em um contexto de inflação ainda bastante pressionada no curto prazo, especialmente em razão do aumento de preços de commodities sem correspondente apreciação cambial e da aceleração da inflação de bens em um cenário de maior utilização da capacidade da indústria, que contribui para maior repasse da alta de preços de insumos.

  • Também atuam nessa direção as evidências de que o impacto da 2ª onda do vírus sobre a atividade econômica como um todo tem sido, até o momento, menos intenso do que na 1ª onda.

Vendas no varejo recuam em janeiro

  • Em janeiro, as vendas no varejo restrito recuaram 0,2% em relação a dezembro, com ajuste sazonal (Itaú: +2,1%; mediana do mercado: -0,1%). No conceito ampliado, que inclui os segmentos de automóveis e material de construção, as vendas recuaram 2,1% em relação ao mês anterior (Itaú: +1,1%; mediana do mercado: +0,1%).

    • O recuo foi generalizado, ocorrendo tanto em setores sensíveis à renda quanto ao crédito.

    • A desaceleração nas vendas no varejo provavelmente decorre da redução nas transferências de renda do governo para a população, embora nossa estimativa não tenha indicado esta queda de janeiro.

    • Projetamos crescimento positivo do PIB no 1T21, apesar de já contabilizar uma forte queda no consumo de serviços em março devido ao aumento do isolamento social.

O retorno bruto da carteira R&F Partners acumulou -3,74% (somado as operações do Trade Cash + proventos sobre dividendos) no acumulado de 2021 (fechamento 17/03/2021), comparado ao retorno de -3,53% para o Ibovespa no mesmo período. Isso equivale a dizer que a carteira R&F Partners, concentrada em poucas ações, apresentou retorno -0,21% superior ao seu principal índice de referência.

Trade Cash todas as semanas com recomendações de operações day trade, swing trade, futuros e derivativos!

ATENÇÃO ÀS RECOMENDAÇÕES DE CURTO PRAZO DO TRADE CASH!

 

Estamos à disposição pelos nossos canais de atendimento.

contato@rfpartners.com.br 

www.rfpartners.com.br

3253 2997 (Telefone) – 9 6098-7550 (Celular/Whatsapp)

R&F Partners Investment Solutions

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *