Consultoria de Investimentos

Papo de Mercado: Alta Iminente de Juros.

 


Alta iminente de juros

  • A ata do Copom, divulgada hoje pela manhã, elimina possíveis dúvidas sobre o senso de urgência das autoridades. Ela mostra que as autoridades consideraram um aumento de juros na reunião, e praticamente se comprometem com uma elevação em março (parágrafos 15-16).
  • Isso se deve ao comportamento da inflação desde maio de 2020, quando decidiram que a conjuntura prescrevia “estímulo monetário extraordinariamente elevado”, e à contínua piora no balanço de riscos, principalmente relacionada ao cenário fiscal desafiador.
  • Como resultado, esperamos agora um aumento de 0,25 p.p. em março, seguido por dois movimentos de 0,50 p.p. e uma alta final de 0,25 p.p., que levaria a taxa Selic para 3,5% (uma normalização parcial) ao final do ano. Conforme indicado na ata, o ritmo de elevação dependerá da evolução da atividade econômica, da inflação e da política fiscal.

Copom: temporário por quanto tempo?

  • O Copom manteve a taxa Selic inalterada em 2,0% a.a., e, como esperado, removeu o forward guidance que impedia aumentos de juros no curto prazo. O tom do comunicado mostra viés altista para a taxa de juros, mencionando que a alta da inflação, embora provavelmente temporária, está se mostrando persistente.
  • Se a inflação irá começar a ceder ou não até a próxima reunião do Copom, e se o balanço de riscos em torno do cenário básico irá melhorar ou piorar, serão os fatores que devem determinar o que o comitê fará a seguir. Por enquanto, ainda esperamos que a taxa básica de juros comece a ser elevada a partir da reunião de maio, com alta de 0,25 p.p., mas aguardaremos a divulgação do IPCA-15 na próxima semana e, mais importante, a publicação da ata da reunião, na terça-feira, 26 de janeiro, antes de reavaliar nossas projeções.

O retorno bruto da carteira R&F Partners acumulou 3,86% (somado as operações do Trade Cash + proventos sobre dividendos) no acumulado de 2021 (fechamento 28/01/2021), comparado ao retorno de -0,48% para o Ibovespa no mesmo período. Isso equivale a dizer que a carteira R&F Partners, concentrada em poucas ações, apresentou retorno 4,34% superior ao seu principal índice de referência.

Trade Cash todas as semanas com recomendações de operações day trade, swing trade, futuros e derivativos!

ATENÇÃO ÀS RECOMENDAÇÕES DE CURTO PRAZO DO TRADE CASH!

Estamos à disposição pelos nossos canais de atendimento.

contato@rfpartners.com.br 

www.rfpartners.com.br

3253 2997 (Telefone) – 9 6098-7550 (Celular/Whatsapp)

R&F Partners Investment Solutions

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *