Consultoria de Investimentos

Papo de Mercado: Fluxo é Força, Não Importa de Onde Vem.

 

 Pouco espaço para surpresas

  • O relatório de inflação de dezembro de 2020 mostra projeções consistentes, a nosso ver, com a manutenção da taxa de juros em patamar baixo por período prolongado, com alta a partir de meados de 2021.
  • Partindo das atuais projeções do BCB, entendemos ser pequeno o espaço para surpresas inflacionárias negativas no 1T21. Por outro lado, surpresas positivas relevantes em relação a esta projeção, que estariam mais alinhadas com a expectativa mediana da pesquisa Focus para o 1T21 (1,02%), poderiam levar o forward guidance a ser abandonado de forma antecipada em relação à nossa atual expectativa (maio).
  • Dentre os estudos apresentados, destaca-se a análise dos impactos da utilização do forward guidance sobre a curva de juros, que aponta eficácia do instrumento, com efeito equivalente a uma surpresa de -12 p.b. na taxa Selic ou, similarmente, a uma redução de 25 p.b., quando o mercado precificava uma redução esperada de 13 p.b.
  • Ainda olhando para variáveis financeiras, outro estudo apresenta um indicador de apetite ao risco, que busca captar de forma tempestiva sinais de alteração de comportamento dos investidores financeiros estrangeiros e sugere que, na crise atual, o retorno do apetite no Brasil e alguns de seus pares, de risco mais elevado, tem sido mais lento que no restante do mundo.
  • Sobre atividade econômica, o relatório traz uma investigação sobre a dinâmica de fechamento das empresas, com a conclusão de que não houve, até o momento, encerramento disseminado de firmas, um sinal positivo sobre a capacidade de restabelecimento da oferta no médio prazo.
  • Finalmente, há um boxe sobre cenários alternativos. Apresentando certa simetria, o BCB simula um cenário de prolongamento da pandemia, no qual o IPCA terminaria 2021 em 2,5%, e um cenário de deterioração da percepção sobre a situação fiscal, no qual a inflação do ano que vem seria de 6,4%.

O retorno bruto da carteira R&F Partners acumulou +12,40% (somado as operações do Trade Cash + proventos sobre dividendos) no acumulado de 2020 (fechamento 23/12/2020), comparado ao retorno de 0,00% para o Ibovespa no mesmo período. Isso equivale a dizer que a carteira R&F Partners, concentrada em poucas ações, apresentou retorno +12,40% superior ao seu principal índice de referência.

Trade Cash todas as semanas com recomendações de operações day trade, swing trade, futuros e derivativos!

ATENÇÃO ÀS RECOMENDAÇÕES DE CURTO PRAZO DO TRADE CASH!

Estamos à disposição pelos nossos canais de atendimento.

contato@rfpartners.com.br 

www.rfpartners.com.br

3253 2997 (Telefone) – 9 6098-7550 (Celular/Whatsapp)

R&F Partners Investment Solutions

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *