CONSULTORIA DE INVESTIMENTOS

Papo de Mercado: IPCA Nas Alturas.

 

Copom

  • O Copom volta a se reunir nos dias 27 e 28 de outubro. Acreditamos que as projeções de inflação do comitê no cenário base (que inclui taxa de câmbio seguindo paridade do poder de compra e taxa de juros de acordo com a pesquisa Focus) devem aumentar para 2,8% em 2020 (ante 2,1%, no cenário híbrido 1), para 3,0% em 2021 (de 2,9%), e permanecer em 3,3% para 2022.

    • Esperamos que o Copom mantenha a taxa Selic no seu nível mínimo histórico (de 2,00% a.a.) em sua próxima reunião. A nosso ver, essa percepção é consistente com a comunicação recente, como na ata da última reunião, que não trouxe mudanças significativas de tom com relação ao documento anterior. Por sua vez, as declarações de membros do comitê ao longo das últimas semanas, de que a utilização de prescrição futura (forward guidance) como instrumento de política monetária seria abandonada em caso de piora das perspectivas sobre as contas públicas, são importantes e ressaltam as condicionalidades do forward guidance. Entretanto, tais sinalizações não devem resultar em modificação da postura de política monetária, já que não houve, pelo menos até o momento, uma mudança clara de regime fiscal. Assim, esperamos a manutenção da prescrição futura na sua forma atual, mas com uma indicação de que as condicionalidades serão constantemente reavaliadas. Por fim, as discussões sobre aspectos técnicos do mercado de títulos públicos no Brasil nos parecem ter pouca relevância para as decisões sobre o nível de estímulo adequado para a economia, como também foi destacado há pouco tempo por membros do Copom.

    • Dessa forma, continua válida a visão de que a estabilidade da taxa básica de juros é justificada por expectativas ancoradas e projeções de inflação abaixo da meta no horizonte relevante para a política monetária, compensadas pela assimetria no balanço de riscos decorrente das incertezas fiscais e da preocupação com questões de natureza prudencial e com riscos para estabilidade financeira que resultam de juros em níveis historicamente baixos.

    • Nosso cenário base segue consistente com permanência da taxa básica de juros em patamar extraordinariamente estimulativo por um bom tempo, como indica a prescrição futura do comitê. Contribuem nessa direção expectativas bem ancoradas e o elevado grau de ociosidade da economia. No entanto, destacamos que tal leitura é, assim como a prescrição futura do Copom, condicional à manutenção da sustentabilidade das contas públicas. Nesse sentido, para as próximas decisões, será de particular importância acompanhar as discussões sobre a tendência dos gastos públicos nos próximos anos.

IPCA-15 sobe 0,94% em outubro e atinge 3,52% em 12 meses

  • O IPCA-15 de outubro registrou alta de 0,94%, próximo a nossa projeção (0,90%) e acima da mediana das expectativas de mercado (0,83%). Destaque para a alta dos preços de alimentos (2,95%), gasolina (0,85%) e passagem aérea (39,90%).

    • As medidas de núcleo de inflação estão acelerando gradualmente. Destaque para o comportamento de serviços subjacente, que registrou variação de 0,42% no mês e subiu de 2,2% para 2,5% no acumulado em doze meses. A média dos núcleos acompanhados pelo BC (EX-0, EX-3, MS, DP e P55) avançou 0,55% no mês e subiu de 1,91% para 2,27% em doze meses.

    • As próximas leituras do IPCA devem seguir pressionadas pela inflação de alimentos. Projetamos variação de 0,77% em outubro, 0,30% em novembro e 0,72% em dezembro. Assim, nossa projeção para o IPCA em 2020 está em 3,17%.

O retorno bruto da carteira R&F Partners acumulou +5,74% (somado as operações do Trade Cash + proventos sobre dividendos) no acumulado de 2020 (fechamento 28/10/2020), comparado ao retorno de -13,35% para o Ibovespa no mesmo período. Isso equivale a dizer que a carteira R&F Partners, concentrada em poucas ações, apresentou retorno +19,09% superior ao seu principal índice de referência.

Trade Cash todas as semanas com recomendações de operações day trade, swing trade, futuros e derivativos!

ATENÇÃO ÀS RECOMENDAÇÕES DE CURTO PRAZO DO TRADE CASH!

Estamos à disposição pelos nossos canais de atendimento.

contato@rfpartners.com.br 

www.rfpartners.com.br

3253 2997 (Telefone) – 9 6098-7550 (Celular/Whatsapp)

R&F Partners Investment Solutions

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *