Assessoria Financeira

Papo de Mercado: Não é Quanto é Como.

 PIB do 3T20 cresceu 7,7%

  • O PIB do 3T20 cresceu +7,7% na variação trimestral com ajuste sazonal e registrou queda de 3,9% contra o mesmo período de 2019.
  • As aberturas mostram uma recuperação em forma de “V” no setor de bens (indústria de transformação e comércio), enquanto os serviços fortemente impactados pelo isolamento social (todos os serviços, exceto: comércio, serviços financeiros e serviços imobiliários) cresceram também, mas em ritmo muito mais lento.
  • Esperamos que o PIB do 4T20 cresça 2,9% na variação trimestral com ajuste sazonal (-1,5% no comparativo interanual) e mantemos nossa projeção de queda de 4,1% em 2020 como um todo.

Cockpit do Copom: juros estáveis

  • O Copom volta a se reunir nos dias 8 e 9 de dezembro. Acreditamos que as projeções de inflação do comitê no cenário base (que inclui taxa de câmbio seguindo paridade do poder de compra e taxa de juros de acordo com a pesquisa Focus) devem aumentar de 3,1% para 4,3% em 2020, e permanecer estáveis em 3,1% e 3,3% para 2021 e 2022, respectivamente.
  • Esperamos que o Copom mantenha a taxa Selic em seu nível mínimo histórico (de 2,00% a.a.) na reunião dos dias 8 e 9 de dezembro. A nosso ver, isto seria consistente com a comunicação recente de que ainda estão presentes as condições para a manutenção do forward guidance, apesar da indicação de que mudanças de política que afetem a trajetória da dívida pública ou comprometam a âncora fiscal motivariam uma reavaliação, mesmo que o teto de gastos ainda seja nominalmente mantido.
  • Tais sinalizações não devem resultar em modificação da postura de política monetária, já que não houve, pelo menos até o momento, uma mudança clara de regime fiscal. Assim, esperamos a manutenção do forward guidance na sua forma atual, mas com uma indicação mais enfática de que as condicionalidades serão constantemente reavaliadas.
  • Adicionalmente, continua válida a visão de que a estabilidade da taxa básica de juros é justificada por expectativas ancoradas e projeções de inflação abaixo ou próximas da meta no horizonte relevante para a política monetária, compensadas pela assimetria no balanço de riscos decorrente das incertezas fiscais e da preocupação com questões de natureza prudencial e com riscos para estabilidade financeira que resultam de juros em níveis historicamente baixos.

 

 

 

  • Nosso cenário base segue consistente com a permanência da taxa básica de juros em patamar extraordinariamente estimulativo por um bom tempo, como indica o forward guidance do comitê. Contribuem nessa direção expectativas ancoradas e o elevado grau de ociosidade da economia.
  • No entanto, destacamos que tal leitura é, assim como o próprio forward guidance, condicional à manutenção da sustentabilidade das contas públicas.

 

  • Nesse sentido, para as próximas decisões, continuará sendo de particular importância acompanhar as discussões sobre a tendência dos gastos públicos nos próximos anos. Será importante, também, monitorar com atenção em que medida as expectativas e o cenário prospectivo para a inflação podem vir a ser afetados pelas pressões inflacionárias correntes, ainda que essas, pelo menos a princípio, pareçam ser de natureza transitória.

O retorno bruto da carteira R&F Partners acumulou +9,86% (somado as operações do Trade Cash + proventos sobre dividendos) no acumulado de 2020 (fechamento 09/12/2020), comparado ao retorno de -3,48% para o Ibovespa no mesmo período. Isso equivale a dizer que a carteira R&F Partners, concentrada em poucas ações, apresentou retorno +13,34% superior ao seu principal índice de referência.

Trade Cash todas as semanas com recomendações de operações day trade, swing trade, futuros e derivativos!

ATENÇÃO ÀS RECOMENDAÇÕES DE CURTO PRAZO DO TRADE CASH!

Estamos à disposição pelos nossos canais de atendimento.

contato@rfpartners.com.br 

www.rfpartners.com.br

3253 2997 (Telefone) – 9 6098-7550 (Celular/Whatsapp)

R&F Partners Investment Solutions

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *