Análise Técnica e Padrões de Candle: Doji

No universo da análise técnica existe uma infinidade de assuntos que são importantes aprendermos para colher os melhores resultados no final de cada ano, dentre esses assuntos estão os padrões de candle. A partir desta publicação iniciaremos uma série de posts comentando a respeito dos padrões de candle de forma detalhada.

Doji

 

As Dojis são candles que possuem abertura e fechamento em preços iguais e com isso refletem indecisão de mercado, ou seja, o mercado não sabe se sobe rompendo uma resistência importante ou se cai rompendo um suporte importante dependendo do posicionamento da Doji. As Dojis podem compor muitos padrões de candle como: Harami Cross, Bebê Abandonado de Topo, entre outros.

Um detalhe importante na análise de padrões de candle é saber analisar a força com que cada um deles se apresenta e no caso da Doji ensinarei como analisar a intensidade dela ou interpretando de outra maneira, ensinarei a analisar o quão indecisos os investidores estão.

A primeira coisa que olho em um padrão de candle é o volume que o acompanha, logo, se a Doji se apresentar com um volume acima da média devemos ficar bem espertos porque o volume diz que não são poucos investidores que estão indecisos e sim muitos em relação a cotação de preços que o ativo se apresenta. Posteriormente, esse Doji com alto volume pode fazer parte de algum padrão de candle de reversão ou aceleração.

Outro fator importante são os pavios, quanto mais alongados forem os pavios superior e inferior, mais intensa é a indecisão de mercado, pois neste caso houve grande presença de força vendedora para reagir em relação a valorização e de força compradora para reagir em relação a desvalorização.

Com esses ensinamentos que passei a vocês, creio que conseguiram interpretar bem melhor o padrão de candle comentado. Obviamente, não passei todos os truques de interpretação porque só disponibilizo todos eles no Curso de Introdução à Análise Técnica, mas saibam que algumas dessas interpretações não se aprende em livros e sim com anos incessantes de prática.

Victor Peixoto/Roberto Ferreira – R&F Partners Investment Solutions

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *