Análise Técnica e Fundamentalista do Mercado de Ações

 

Dentro do mercado de análise de ações existem dois tipos de segmentos que pode-se aprender a investir em bolsa, que é a análise técnica e a análise fundamentalista. Neste post explicarei resumidamente as diferenças e semelhanças existentes entre as duas escolas para que você saiba qual vertente se adequa ao seu perfil.

A análise gráfica e técnica engloba o estudo do comportamento dos participantes de um determinado ativo de renda variável por meio do método de candlestick ou mais conhecido como “candles”, cada um desses candles podem significar um dia de negociação, uma semana, quinze minutos ou qualquer outra periodicidade que você deseje desde que tenha disponível em sua plataforma gráfica acessada via home broker. Junto com os candles, utilizamos nossas muletas que são as Linhas de Tendência (LT’s), figuras compostas por candles que representam padrões comportamentais, Fibonacci e indicadores que representam a confirmação dentro do que estamos enxergando na análise gráfica.

O segmento de análise técnica é o único pelo qual conseguimos realizar operações de curtíssimo prazo, como day-trades e swing trades, mas ele também serve para fazermos análises de investimentos de médio e longo prazo.

A análise fundamentalista é a técnica que engloba o estudo dos múltiplos, como Ebit, Ebitda, fluxo de caixa, P/L e entre outros. Na fundamentalista a junção desses múltiplos sinaliza se a empresa está cara ou barata, podendo apresentar bons momentos de compra. A análise fundamentalista não consegue projetar preços em um curtíssimo prazo em ativos de renda variável, e sim consegue projetar em um médio e longo prazo.

Contudo, quando temos domínio de uma dessas vertente de análise estaremos muitos passos a frente de outros investidores de renda variável, mas melhor ainda quando conseguimos juntar a análise técnica e a fundamentalista para realizar a análise de investimentos de nossa carteira pessoal.

 

Roberto Ferreira/Victor Peixoto – R&F Partners Investment Solutions

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *