Consultoria de Investimentos

Papo de Mercado: Mãe é Mãe!

Copom: interrompendo o ciclo de cortes

  • O Copom decidiu cortar a taxa Selic em 0,25 p.p., como amplamente esperado, levando-a para 4,25% a.a., e afirmou claramente que, dados os efeitos defasados do ciclo de flexibilização, vê como adequado interromper o processo. Assim, esperamos que as autoridades mantenham a taxa básica inalterada em 4,25% a.a. até o fim do ano. As próximas decisões serão, como sempre, dependentes dos dados.
  • Deve-se notar que o comitê optou por utilizar “interromper” ao invés de “finalizar”, o que indica que seus membros podem, eventualmente, em circunstâncias apropriadas, revisitar a questão. O texto sugere que a flexibilização pode ser retomada somente se as projeções de inflação do Copom para 2021 começarem a se desviar da meta de 3,75%. Saberemos mais sobre a visão do Copom com a divulgação da ata da reunião na terça-feira, 11 de fevereiro, às 8:00.

IPCA sobe 0,21% em janeiro e atinge 4,19% em 12 meses

  • O IPCA de janeiro registrou alta de 0,21%. O dado veio abaixo da nossa projeção e da mediana das expectativas do mercado, em 0,33% e 0,35%, respectivamente. Com relação ao nosso valor projetado, destacamos os desvios observados em dois itens: carne bovina e higiene pessoal.
  • Ambos registraram uma deflação mais intensa do que a projetada: -4,9% em carne bovina (esperado em -3,0%) e -2,1% em higiene pessoal (esperado em -0,1%). Vale lembrar que esta é a primeira leitura do IPCA sob a nova estrutura de ponderação do índice (POF 17-18).
  • As medidas de núcleo de inflação seguem em patamares confortáveis. A inflação de bens industriais subjacente registrou deflação de 0,50% (abaixo da nossa projeção e explicado pela queda em higiene pessoal). A inflação de serviços subjacente subiu 0,56% em janeiro.
  • Nós projetamos alta de 0,17% no IPCA de fevereiro, 0,12% em março e 0,33% em abril. As próximas leituras ainda contarão com alívio nos preços de alimentos (principalmente em carne bovina) e combustíveis, tanto energia elétrica (bandeira verde em fevereiro e março), quanto gasolina (após cortes recentes de preços na refinaria pela Petrobras).
  • Projetamos, por ora, alta de 3,3% no IPCA deste ano.

O retorno bruto da carteira R&F Partners acumulou 4,96% (somado as operações do Trade Cash + proventos sobre dividendos) no acumulado de 2019 (fechamento 12/02/2020), comparado ao retorno de 2,14% para o Ibovespa no mesmo período. Isso equivale a dizer que a carteira R&F Partners, concentrada em poucas ações, apresentou retorno +2,82% superior ao seu principal índice de referência.

Trade Cash todas as semanas com recomendações de operações day trade, swing trade, futuros e derivativos!

ATENÇÃO ÀS RECOMENDAÇÕES DE CURTO PRAZO DO TRADE CASH!

Estamos à disposição pelos nossos canais de atendimento.

contato@rfpartners.com.br 

www.rfpartners.com.br

3253 2997 (Telefone) – 9 6098-7550 (Celular/Whatsapp)

R&F Partners Investment Solutions

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *